quinta-feira, agosto 06, 2009

Aplicações terapêuticas de derivados canabinóides

Já andava à quase um ano para publicar isto... online, para quem esteja interessado no tema.
Trata-se da minha monografia de final do meu curso de Ciências Farmacêuticas, uma revisão bibliográfica sobre moléculas naturais ou sintetizadas com potencial farmacoterapêutico em variadas patologias. Inicialmente achei que iria ser uma pesquisa sucinta e focalizada, mas com o decorrer do tempo apercebi-me das inúmeras aplicações desta família de moléculas, pois os fitocanabinóides são parentes de mediadores inflamatórios que produzimos endogenamente e cujo mecanismo é tão complexo quanto abrangente em termos funcionais.

Clique aqui para o documento
(atenção que demora um pouco a carregar, pois tem 70 páginas)

Não me vou alongar na descrição, pois a tese já é longa que chegue. Pelo menos era o que achava quando a terminei (já estava farto), mas a verdade é que há patologias sobre o qual já não me debrucei, mas as mais importantes e mais rodeadas de optimismo estão todas lá.

Uma leitura interessante para quem sempre pensou que cannabis é apenas uma droga ilegal recreativa... pois o seu valor na terapêutica é incalculável,  ainda que muitas das moléculas que aqui se expõem sejam derivados sintéticos das encontradas na planta propriamente dita, a verdade é que têm uma relação benefício/risco bastante favorável.

O trabalho é bastante extenso, mas recomendo a leitura da introdução e a conclusão no mínimo para ter uma noção das potencialidades destes compostos.

Bom proveito!

Sem comentários: